REGULAMENTO | REGULATION

1ºARTIGO

ORGANIZAÇÃO

Associação Cultural Inconsciente Coletivo, uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como fim a organização, promoção, incentivo e produção de actividades, artísticas, culturais e científicas.

 

2º ARTIGO

OBJECTIVO

Os objectivos centrais deste Festival são dar a conhecer diferentes obras cinematográficas, novos realizadores e criar novos públicos, contribuir para sensibilizar o público em geral para as questões relacionadas com a saúde mental dos indivíduos, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença mental. O tema para a 2ª Edição do FICSAM é “Viver com a Esquizofrenia”.

 

3º ARTIGO

DATA

A segunda edição do FICSAM realiza-se no mês de Outubro de 2014 na cidade de Faro, nos dias 9, 10 e 11 de Outubro.

 

4º ARTIGO

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DOS FILMES

 

1) Os critérios para a aceitação de filmes passam pela qualidade das obras cinematográficas e pelo tema retratado nas mesmas. Os filmes devem englobar o tema da saúde mental vs doença mental, sendo eles, por exemplo, sobre a infância, adolescência, o envelhecimento, autismo, síndroma de asperger, depressão, depressão pós-parto, ansiedade, esquizofrenia, bipolaridade, stress pós-traumático, perturbações da personalidade, dependências, demências, alienação parental, o luto, divórcio, desemprego, a pobreza, mudança de escola, bullying, violência doméstica, entre tantos outros.A organização é livre de aceitar os filmes que considere serem mais representativos das temáticas em causa.

 

2) Todos os filmes devem ser falados ou legendados na língua portuguesa ou inglesa (se o filme não for português);

 

3) Serão aceites filmes de Ficção, Documentário, Animação, Experimentais e Videoclips;

 

4) As curtas-metragens não devem ter duração superior a 30 minutos;

 

5) O FICSAM terá as seguintes categorias:

 

COMPETIÇÃO NACIONAL (Curtas e Longas Metragens)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL (Curtas e Longas Metragens)

COMPETIÇÃO ESCOLAS (Curtas - Metragens)

 

5º ARTIGO

COPYRIGHGTS

1) Os direitos de autor dos filmes pertencem aos seus autores.

2) Não é permitida a utilização, sem autorização dos autores e/ou detentores dos direitos, de qualquer material de outrem, protegido pelas leis nacionais e internacionais de copyright.

3) O Festival reserva-se o direito de exibição e divulgação de todos os filmes que lhe forem entregues no âmbito do Festival, em quaisquer formatos e suportes.

4) O candidato ao inscrever-se no FICSAM aceita o regulamento e assume quaisquer problemas relacionados com os direitos de autor.

 

6º ARTIGO

INSCRIÇÃO

1) A inscrição no FICSAM | Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental processa-se mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição e a leitura do Regulamento que implica a sua aceitação.

 

2) A inscrição é gratuita.

 

3) As inscrições podem ser realizadas de duas formas:

 

- Enviar a ficha de inscrição preenchida e acompanhada de 1 DVD do filme que devem ser falados ou legendados na língua portuguesa ou legendados na língua inglesa (se o filme não for português);​

Fotocópia do cartão do cidadão;

Breve biografia do Realizador;

Ficha técnica e sinopse;

Só se considera como definitivamente inscrito o filme, cuja ficha de inscrição esteja integralmente preenchida e depois de recebido o material.

A inscrição do filme implica a aceitação deste regulamento.

 

- Envio de um link para visualização do filme ou para download (através do vimeo ou wetransfer). Os restantes elementos devem ser enviados via email.

 

4) Os filmes devem ser enviados via CTT, até ao dia 15 de AGOSTO de 2014 acompanhados da ficha de inscrição e dos elementos acima descritos para:

 

FICSAM

APARTADO 203

8000-148

FARO - PORTUGAL

 

7º ARTIGO

SELECÇÃO | EXIBIÇÃO

- A divulgação dos filmes seleccionados será realizada entre os dias 10 e 15 de Setembro;

-Até 20 de SETEMBRO de 2014, caso o filme seja seleccionado o Realizador terá de enviar obrigatoriamente os seguintes elementos:

- Link para download do filme, pen ou disco externo, para a exibição em PAL, formato .MOV ou MP4, resolução máxima 1440x1080px e de 25fps, codec Apple ProRes 422 HQ ou codec H264. e com legendas em Português ou Inglês (se o filme não for português).

(Os custos referentes à devolução da pen drive e HD externo são de responsabilidade do realizador).

2 ou mais fotografias do filme em JPEG, alta resolução;Fotografia do Realizador, em JPEG, alta resolução;Materiais promocionais do filme caso existam.

Trailer (não é obrigatório)

E as seguintes autorizações:

Autorizo o FICSAM a utilizar exertos do meu filme assim como os materiais promocionais para a promoção do festival;

Autorizo a exibição ilimitada do filme durante o festival e durante outros eventos no âmbito do festival;Cedo a cópia da pré-selecção para arquivo do FICSAM.

 

Caso a inscrição dos filmes seja realizada via email estas autorizações são automaticamente aceites pelos realizadores.

 

2) A organização informará, através de email, os Realizadores e/ou Produtores das obras que recepcionadas e que foram seleccionadas.

 

3) Os filmes enviados não serão devolvidos e constarão de um arquivo do FICSAM.

 

4) Os gastos de envio serão todos a cargo dos realizadores e/ou produtores; os filmes não serão aceites se forem enviados à cobrança. Qualquer obra com despesas a pagar no destino serão devolvidas. Nas embalagens deve constar “SEM VALOR COMERCIAL; APENAS PARA FINS CULTURAIS”.

 

8º ARTIGO

JURI

 

1) A organização fará uma prévia apreciação dos filmes inscritos, reservando-se o direito de excluir os que assim entender.

 

2) Haverá um Juri de Selecção, designado pela Organização, que terá como funções escolher as obras concorrentes a apresentar.

 

3) A organização é livre de criar diferentes categorias consoante os filmes a concurso.