4ª EDIÇÃO DO FICSAM – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E SAÚDE MENTAL 

A Associação Inconsciente Coletivo e a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Saúde Mental, organizam pelo 4º ano consecutivo o Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental | FICSAM, a decorrer nos dias 7, 8, 9 e 10 de Outubro, no  Museu Municipal de Faro.

A organização recebeu centenas de filmes oriundos de todo o mundo e selecionou 44 para serem exibidos ao longo dos 4 dias. Entre os filmes selecionados encontram-se documentários, ficção, animação, videoclips e ainda filmes realizados por alunos de escolas de cinema nacionais e internacionais.

O FICSAM pretende, através das artes, nomeadamente o cinema, contribuir para sensibilizar o público em geral para as questões relacionadas com a saúde mental, promover a reflexão, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença menta grave.

O FICSAM decorre anualmente, paralelamente às comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de Outubro. Este ano o tema proposto pela World Mental Health Federation é “Primeiros cuidados psicológicos e de saúde mental para todos” dando-se desta forma ênfase à importância da resposta humanizada e prática no apoio às pessoas que vivenciaram eventos de vida  angustiantes/situações de crise, respeitando dessa forma os seus desejos, a sua cultura, as suas capacidades e a sua dignidade. 

 

A abertura oficial do Festival está prevista para as 19 horas do dia 7 de Outubro (sexta-feira) altura em que será possível ver as exposições de pintura e poesia, realizadas pelos utentes do Fórum Sócio Ocupacional Ãe da Unidade de Vida Apoiada da Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL, uma exposição da pintora PULITA intitulada O DESESPERO NA POESIA, acerca das vivências e do desespero dos poetas Mário de Sá-Carneiro, Antero de Quental e Florbela Espanca e uma exposição de poesia "NÃO ME SEI SER" de VIOLETA TEIXEIRA.

 

Mais informações disponíveis em www.ficsam.com ou https://www.facebook.com/ficsamfestival