PROGRAMAÇÃO | PROGRAMM

9 de Outubro 2014

 

 

WORKSHOP DE CINEMA DIGITAL DINAMIZADO POR DIOGO PESSOA DE ANDRADE | www.arte-digital.org | Local : Sociedade Recreativa e Artística Farense - 9, 10 e 11 de Outubro - 9 e 10 (18.00 às 22 horas), 11 de Outubro (10.30 - 13.30 e das 14.30 às 19.30)

 

18.00 HORAS

INAGURAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES

RECRIANDO A NOSSA HERANÇA

A exposição irá estar patente nos claustros do museu municipal de Faro, inserida nas comemorações do dia Mundial da Saúde Mental (10/10), é o resultado do projeto “Recriando a nossa Herança”, concretizado pelos/as utentes da Associação de Saúde Mental do Algarve- ASMAL através do Fórum Socio- Ocupacional de Faro e em parceria com os museus Palácio da Galeria de Tavira, Cerro da Vila - Lusort em Vilamoura e Museu Municipal de Faro.


Os trabalhos apresentados tiveram como fonte de inspiração as peças museológicas e detalhes existentes nos referidos museus e zona histórica. Foram executados trabalhos em pintura, tapeçaria e técnica mista de tapeçaria e pintura.

A iniciativa pretende permitir a todos/as os/as que visitem a exposição o contato/ conhecimento com a riqueza histórica e cultural existente em três concelhos distintos da região algarvia.

UMA EXPOSIÇÃO DE LEIF LOONE E SOFIA TRINCÃO

Este projecto começa com o desejo de Sofia mergulhar nas pinturas de Leif Lønne.

 

Leif Lønne Nasceu na Noruega em 1959 e vive entre Tavira e a Noruega desde 1986. Começou a tocar viola aos dez anos de idade. Passou depois a dedicar-se a outras formas de arte. Fez diversas exposições de pintura, na Noruega, Bélgica e Portugal, entre as quais se destacam a galeria L`Escale em Bruxelas e a Galeria Internacional de Arte, em Almansil. Foi guitarrista em diversos grupos e formou um grupo Durruti Malatesta, para o qual compõe a música e escreve as canções. Escreveu dois livros editados na Noruega. A Fala Lunática é a sua primeira experiência de construção de uma narrativa cinematográfica e estará em exibição no dia 10 de OUTUBRO. Viver na rua,  internamentos e tratamentos psiquiátricos forçados, são algo de familiar na sua vida.

 

Sofia Trincão nasceu em Lisboa em 1965 e vive no Algarve desde 1989.

Estudou Comunicação e Realização Plástica do Espectáculo.

No âmbito do cinema trabalhou em documentários realizados por José Álvaro de Morais, Joaquim Pinto e Sérgio Trefaut.

Realizou conjuntamente com Òscar Clemente, dois documentários: “Praia da Lota 1989-2000” e “Praia de Monte Gordo”. Este último obteve 5 prémios em Festivais Internacionais de Cinema.

Gosta de conhecer, de se dedicar e de mostrar ao mundo assuntos e questões de quotidianos esquecidos, desprotegidos, desclassificados e estigmatizados.

Está a tentar conjuntamente com Leif Lønne, implementar um projecto de sensibilização artística e terapia “LLartproject”, baseado na sua obra.

O DESASSOSEGO DE FERNANDO PESSOA - UMA EXPOSIÇÃO DE PULITA

A pintora PULITA foi convidada na edição anterior do FICSAM para realizar uma exposição subordinada ao tema da saúde mental realizou a coleção “EMOÇÕES COLETIVAS”. Este ano a sua criação centra-se no universo psicológico de Fernando Pessoa, na tragédia, no sonho, nas ilusões e desilusões.

 

Nascida no Funchal em 1944, Pulita está radicada em Faro desde 1980, onde exerce pediatria. O percurso artístico da pintora está intimamente ligado ao Centro Cultural de São Lourenço, em Almancil, e ao Centro de Arte e Cultura de Estói. Integrando a Associação Ibérica dos Artistas Plásticos e Similares e a Sociedade Portuguesa de Pintores e Artistas Médicos, a pintora já expôs a sua obra em Portugal, Espanha e Finlândia.

 

Born in Funchal, Madeira Island in 1944 is living in Faro, south of Portugal, where is Pediatric. His painting career is connected to Centro Cultural de Almancil and to Centro de Arte e Cultura de Estói. She is member of Plastic Artists of Iberic Association and Painter and Artists Docters Portuguese Society, she made exhibition in Portugal, Spain and Finland.

 

10 de OUTUBRO de 2014

 

CONFERÊNCIA "VIVER COM ESQUIZOFRENIA"

15.00 às 18.00 HORAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conferência dinamizada pelo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Algarve e pela Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL)

 

PÚBLICO-ALVO | Técnicos da área da saúde mental, estudantes, familiares, professores e todos os interessados nesta temática.

 

LOCAL : Auditório do Museu Municipal de Faro 

 

ENTRADA GRATUITA

 

Para inscrições devem enviar email para ficsam@live.com com o ASSUNTO : PALESTRA e os seguintes elementos : nome, profissão, data de nascimento e email.

 

TODOS OS PARTICIPANTES TERÃO DIREITO A UM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO A SOLICITAR NO ACOLHIMENTO DO FICSAM NO MUSEU MUNICIPAL DE FARO, NO FINAL DA CONFERÊNCIA

 

18. 00 PROJECÇÃO DE FILMES

 

11 de OUTUBRO de 2014

18.00 - PROJECÇÃO DE FILMES